sexta-feira, 17 de setembro de 2010

ADMINISTRAÇÃO CESPE UNB!

1 (MTE-2008)
A organização que possui uma estrutura organizacional em que a autoridade é única e centralizada, com aspecto piramidal, pode ser descrita como uma estrutura linear.

2 (MTE-2008)
Um marco na abordagem clássica da administração foi a experiência de Hawthorne, que buscou enfatizar a importância das condições do ambiente de trabalho para obter a maior eficiência e racionalização das tarefas.

3 (MTE-2008)
O gestor público que se preocupa em eliminar o desperdício de esforço desenvolvido pelos demais colaboradores, procurando racionalizar as tarefas e eliminar os movimentos inúteis, adota pressupostos coerentes com a abordagem
clássica da administração.

4 (FUNAG-2005)
Apesar das semelhanças referentes à universalidade da administração, as teorias de Taylor e de Fayol partiram de pólos opostos da hierarquia organizacional.

5 (FUNAG 2005) O planejamento se divide basicamente em estratégico, tático/operacional e convencional.

6 (PETROBRÁS-2004)
A remuneração funcional está fundamentada em princípios da própria empresa burocrática, tais como hierarquia rígida e definição clara de responsabilidades.

7 (PETROBRÁS-2004)
Um sistema de remuneração moderno não deve valorizar o plano de cargos e salários nem tampouco a remuneração por habilidades.

8 (PETROBRÁS-2004)
Quanto a cargos e salários, é correto afirmar que, no método de escalonamento, os cargos são hierarquizados de acordo com as dificuldades, responsabilidades e(ou) requisitos.

9 (PETROBRÁS-2007)
Nos contratos de trabalho modernos, o empregado é considerado uma engrenagem da máquina produtiva e responsável pelo estrito cumprimento de sua tarefa.

Em determinada época da história da administração, a
Teoria Y foi considerada extremamente importante como modelo de gestão. De acordo com as características dessa teoria, julgue os itens a seguir.
10 (MDS-2006)
De acordo com a Teoria Y, as pessoas procuram e aceitam responsabilidades e desafios, pois para elas o trabalho é uma atividade tão natural quanto brincar ou descansar.

11 (MDS-2006)
Para a teoria considerada, as pessoas preferem supervisão cerrada e, em geral, não gostam do trabalho que executam.

12 (MDS-2006)
As pessoas podem ser automotivadass e autodirigidas, pois são criativas e competentes, de acordo com a Teoria Y.

13ª João, vendedor há mais de 6 anos, acredita que atua na área certa. Julga que a sua remuneração é adequada, possui segurança e seu grupo de trabalho é profissional e altamente amigável. Sua chefia possibilita liberdade de trabalho e reconhece o seu sucesso. Nessa situação, é correto afirmar que todos os níveis da hierarquia das necessidades proposta por Maslow estão sendo contemplados.

13 (FUNAG-2005)
Um funcionário satisfeito é necessariamente mais produtivo que um funcionário insatisfeito.

14 (FUNAG-2005)
O estabelecimento de metas desafiadoras, porém atingíveis, é capaz de aumentar o nível de motivação dos empregados.

15 (POLÍCIA FEDERAL-2004)
A Norma ISO 9001:2000 contempla requisitos de comprometimento da alta direção da organização com o sistema de gestão da qualidade e com a melhoria de sua eficácia.

16- (POLÍCIA FEDERAL-2004)
Os requisitos para o processo de aquisição de produtos de terceiros que afetam a qualidade do produto da organização incluem a verificação desses produtos adquiridos de terceiros.

17 (POLÍCIA FEDERAL-2004)
Sempre que qualquer propriedade do cliente — aí incluída também a propriedade intelectual — for perdida, apropriada indevidamente, danificada ou considerada inadequada para o uso, a organização deve comunicar o fato ao cliente, mantendo os registros adequados de todas as ocorrências comunicadas.

Acerca da reengenharia e da qualidade, julgue os itens que se seguem.
18 (POLÍCIA FEDERAL-2004)
Embora seja mais ágil, a produção flexível é um meio que contribui para o aumento de desperdícios na organização.

19 (POLÍCIA FEDERAL-2004)
A identificação e a seleção de processos para reengenharia e a avaliação do processo já existente constituem algumas das atividades da reengenharia de processos.

20 (POLÍCIA FEDERAL-2004)
A qualidade total tem como algumas de suas características fundamentais o processo de melhoria continuada e o foco no cliente, não envolvendo equipes de trabalho, ponto central na reengenharia, que modifica os processos de trabalho focando sempre em equipes.

21 (POLÍCIA FEDERAL-2004)
A preocupação com o treinamento é um dos princípios do método Deming.

22 (PETROBRAS-2007) Uma das características do controle total de qualidade é que dele não se exclui nada nem ninguém; ao contrário, amplia-se a empresa e envolve-se toda a organização, o que acaba por atingir fornecedores e clientes.

23 (PETROBRÁS-2007) A gestão da qualidade busca assegurar a ausência de defeitos no produto, o que garante a satisfação do cliente.

24 (PETROBRÁS-2007) Mesmo que implique desperdícios, a elevação dos níveis de estoque é fundamental para a implantação de uma política de qualidade.

25 (PETROBRÁS-2007) Um dos princípios da gestão da qualidade postula que toda ação desenvolvida no processo produtivo deve ter, como reflexo básico, o aumento da satisfação do cliente.


26__(PETROBRAS 2007) Na análise de pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças (SWOT), uma das etapas é a verificação das variáveis internas e controláveis da organização, que propiciam uma condição desfavorável da empresa em relação a seu ambiente.

27 (ANATEL 2009) O planejamento organizacional deve ser flexível a ponto de poder retroalimentar o sistema, com vista ao seu ajustamento, ainda que no seu transcurso.

28 (ANATEL 2009) Faz parte do processo de entrada de novos colaboradores em uma organização a aculturação que sofrerão do grupo, tendo em vista o novo ambiente que lhes é apresentado, não sendo salutar que alterem o clima organizacional já existente, sob pena de causarem prejuízo à empresa.

29 A teoria da liderança situacional procura definir qual estilo de liderança se ajusta melhor a cada situação organizacional. Para atingir-se esse propósito, deve-se, preliminarmente, diagnosticar a situação existente.

30 (FUNAG 2005) Nos modelos de planejamento, a seqüência análise/diagnóstico, planejamento, implementação, avaliação/controle e realimentação é usualmente aceita como fórmula geral do ciclo básico de qualquer plano.

QUESTÕES COM RESPOSTAS!

ADMINISTRAÇÃO
1 (MTE-2008)
A organização que possui uma estrutura organizacional em que a autoridade é única e centralizada, com aspecto piramidal, pode ser descrita como uma estrutura linear.
C
2 (MTE-2008)
Um marco na abordagem clássica da administração foi a experiência de Hawthorne, que buscou enfatizar a importância das condições do ambiente de trabalho para obter a maior eficiência e racionalização das tarefas.
E
3 (MTE-2008)
O gestor público que se preocupa em eliminar o desperdício de esforço desenvolvido pelos demais colaboradores, procurando racionalizar as tarefas e eliminar os movimentos inúteis, adota pressupostos coerentes com a abordagem
clássica da administração.
C
4 (FUNAG-2005)
Apesar das semelhanças referentes à universalidade da administração, as teorias de Taylor e de Fayol partiram de pólos opostos da hierarquia organizacional.
C
6 (FUNAG 2005) O planejamento se divide basicamente em estratégico, tático/operacional e convencional.
E
6 (PETROBRÁS-2004)
A remuneração funcional está fundamentada em princípios da própria empresa burocrática, tais como hierarquia rígida e definição clara de responsabilidades.
C
7 (PETROBRÁS-2004)
Um sistema de remuneração moderno não deve valorizar o plano de cargos e salários nem tampouco a remuneração por habilidades.
E
8 (PETROBRÁS-2004)
Quanto a cargos e salários, é correto afirmar que, no método de escalonamento, os cargos são hierarquizados de acordo com as dificuldades, responsabilidades e(ou) requisitos.
C
9 (PETROBRÁS-2007)
Nos contratos de trabalho modernos, o empregado é considerado uma engrenagem da máquina produtiva e responsável pelo estrito cumprimento de sua tarefa.
E
Em determinada época da história da administração, a
Teoria Y foi considerada extremamente importante como modelo de gestão. De acordo com as características dessa teoria, julgue os itens a seguir.
10 (MDS-2006)
De acordo com a Teoria Y, as pessoas procuram e aceitam responsabilidades e desafios, pois para elas o trabalho é uma atividade tão natural quanto brincar ou descansar.
C
11 (MDS-2006)
Para a teoria considerada, as pessoas preferem supervisão cerrada e, em geral, não gostam do trabalho que executam.
E
12 (MDS-2006)
As pessoas podem ser automotivadas e autodirigidas, pois são criativas e competentes, de acordo com a Teoria Y.
C
13ª João, vendedor há mais de 6 anos, acredita que atua na área certa. Julga que a sua remuneração é adequada, possui segurança e seu grupo de trabalho é profissional e altamente amigável. Sua chefia possibilita liberdade de trabalho e reconhece o seu sucesso. Nessa situação, é correto afirmar que todos os níveis da hierarquia das necessidades proposta por Maslow estão sendo contemplados.
C
13 (FUNAG-2005)
Um funcionário satisfeito é necessariamente mais produtivo que um funcionário insatisfeito.
E
14 (FUNAG-2005)
O estabelecimento de metas desafiadoras, porém atingíveis, é capaz de aumentar o nível de motivação dos empregados.
C
15 (POLÍCIA FEDERAL-2004)
A Norma ISO 9001:2000 contempla requisitos de comprometimento da alta direção da organização com o sistema de gestão da qualidade e com a melhoria de sua eficácia.
C
16- (POLÍCIA FEDERAL-2004)
Os requisitos para o processo de aquisição de produtos de terceiros que afetam a qualidade do produto da organização incluem a verificação desses produtos adquiridos de terceiros.
C
17 (POLÍCIA FEDERAL-2004)
Sempre que qualquer propriedade do cliente — aí incluída também a propriedade intelectual — for perdida, apropriada indevidamente, danificada ou considerada inadequada para o uso, a organização deve comunicar o fato ao cliente, mantendo os registros adequados de todas as ocorrências comunicadas.
C
Acerca da reengenharia e da qualidade, julgue os itens que se seguem.
18 (POLÍCIA FEDERAL-2004)
Embora seja mais ágil, a produção flexível é um meio que contribui para o aumento de desperdícios na organização.
E
19 (POLÍCIA FEDERAL-2004)
A identificação e a seleção de processos para reengenharia e a avaliação do processo já existente constituem algumas das atividades da reengenharia de processos.
C
20 (POLÍCIA FEDERAL-2004)
A qualidade total tem como algumas de suas características fundamentais o processo de melhoria continuada e o foco no cliente, não envolvendo equipes de trabalho, ponto central na reengenharia, que modifica os processos de trabalho focando sempre em equipes.
E
21 (POLÍCIA FEDERAL-2004)
A preocupação com o treinamento é um dos princípios do método Deming.
C
22 (PETROBRAS-2007) Uma das características do controle total de qualidade é que dele não se exclui nada nem ninguém; ao contrário, amplia-se a empresa e envolve-se toda a organização, o que acaba por atingir fornecedores e clientes.
C
23 (PETROBRÁS-2007) A gestão da qualidade busca assegurar a ausência de defeitos no produto, o que garante a satisfação do cliente.
E
24 (PETROBRÁS-2007) Mesmo que implique desperdícios, a elevação dos níveis de estoque é fundamental para a implantação de uma política de qualidade.
E
25 (PETROBRÁS-2007) Um dos princípios da gestão da qualidade postula que toda ação desenvolvida no processo produtivo deve ter, como reflexo básico, o aumento da satisfação do cliente.
C
26__(PETROBRAS 2007) Na análise de pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças (SWOT), uma das etapas é a verificação das variáveis internas e controláveis da organização, que propiciam uma condição desfavorável da empresa em relação a seu ambiente.
C
27 (ANATEL 2009) O planejamento organizacional deve ser flexível a ponto de poder retroalimentar o sistema, com vista ao seu ajustamento, ainda que no seu transcurso.
C
28 (ANATEL 2009) Faz parte do processo de entrada de novos colaboradores em uma organização a aculturação que sofrerão do grupo, tendo em vista o novo ambiente que lhes é apresentado, não sendo salutar que alterem o clima organizacional já existente, sob pena de causarem prejuízo à empresa.
E
29 A teoria da liderança situacional procura definir qual estilo de liderança se ajusta melhor a cada situação organizacional. Para atingir-se esse propósito, deve-se, preliminarmente, diagnosticar a situação existente.
C
30 (FUNAG 2005) Nos modelos de planejamento, a seqüência análise/diagnóstico, planejamento, implementação, avaliação/controle e realimentação é usualmente aceita como fórmula geral do ciclo básico de qualquer plano.
C

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Peter Drucker

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Fonte: Extensor

Floretan Fernandes

Floretan Fernandes
Fonte: Blog : http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.pucsp.br/newsletter/semana/old/conteudo/florestan.jpg&imgrefurl=http://cienciassociaisfaceres.blogspot.com/&h=192&w=271&sz=5&tbnid=p2jNpw8HwlGmmM:&tbnh=80&tbnw=113&prev=/images%3Fq%3Dflorestan%2Bfernandes&zoom=1&q=florestan+fernandes&hl=pt-BR&usg=__Xj1fGjXaUQHtIQm3_A7HkxtOHgs=&sa=X&ei=uX6eTKfuDoH6lwfZ8MjfCQ&ved=0CDIQ9QEwBQ